Alunos FICS visitam a cidade de Santos

Os alunos do 6º e 8º semestres de Administração de Empresas e 1º e 2º Logística das Faculdades Integradas Campos Salles, juntamente com alunos de Administração de Empresas das turmas 7º e 8º semestres da manhã e 2º semestre de Logística da Faculdade Anhanguera de Osasco visitaram a cidade de Santos a 70 km da Capital. A visita foi acompanhada pelos Profº Roberto Datrino, coodenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Logística da FICS e Profª Soraya Lobo.

Essa visita teve como objetivo relacionar os conteúdos dos cursos de Administração de Empresas e Logística trabalhados em sala de aula e observados no campo. Durante o percurso, os alunos perceberam através da observação e auxilio da prof.ª Soraya que é Geógrafa o processo de conurbação (do lat. urbis, cidade – é a unificação da malha urbana de duas ou mais cidades, em consequência de seu crescimento geográfico) entre São Paulo e o grande A/B/C/D Paulista, a sede da Volkswagen em São Bernardo do Campo, considerada a maior indústria automobilística instalada na América Latina. O trecho da Serra do Mar cortada pelas Rodovias Anchieta, conhecida como rodovia dos caminhões que tem como destino Porto de Santos e a Imigrantes construída com um alto nível tecnológico com seus túneis imensos e escadas hidráulicas. Como produto final, os educandos utilizaram sensoriamento remoto, através de leitura de imagens de satélites, relacionando, identificando e criando um atlas digital. Como fonte de pesquisa, foi realizado a observação em campo, desenvolvendo como habilidade a construção e a interpretação de diferentes representações gráficas e cartográficas do espaço vivenciado para um entendimento do processo logístico intermodal brasileiro.

Chegando em Santos por volta das 9 horas o grupo realizou as visitas técnicas, acompanhada da guia local a Senhora Valéria Batista, muito experiente, com bom conhecimento de toda cidade de Santos e boa didática para explanação, onde teve início na Bolsa do Café, em seguida no Monte Serrat, almoço no restaurante local Point 44, finalmente o Canal do Porto de Santos via Escuna e retorno para São Paulo próximo das 18 horas.

No final dessas atividades em Santos, os alunos demonstraram que estavam satisfeitos, pois conseguiram vivenciar a prática na área de Logística e outras áreas, uma vez que são alunos dos cursos de Logística e de Administração. Desta forma, fica mais uma vez evidenciada a preocupação das Faculdades Integradas Campos Salles, através dos cursos de Administração de Empresas e Logística em alinhar as atividades desenvolvidas em seu ambiente acadêmico com as práticas do mercado de trabalho.

Confira e compartilhe as fotos em nosso Flickr!