Núcleo de Orientação Psicopedagógica

Das políticas de atendimento docente

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica (NOP) é corresponsável pela construção de uma equipe de trabalho comprometida e, sobretudo, convicta da viabilidade das prioridades consensualmente assumidas e formalizadas na proposta de trabalho da FICS. Exerce, no espaço da autonomia que lhe é conferida, seu papel de elemento chave na orientação e acompanhamento dos resultados do desempenho acadêmico obtidos pelos discentes frente às ações planejadas e executadas pelos docentes. No exercício específico de sua profissão articula e mobiliza a equipe educacional, vivenciando suas atividades intencionais voltadas à melhoria do fazer pedagógico da sala de aula.

O Núcleo de Orientação Psicopedagógica atua com base em três dimensões:
I. Preventiva: Consiste em acompanhar o fazer pedagógico, a fim de se obter resultados positivos na melhoria do processo ensino-aprendizagem;
II. Construtiva: Auxiliar o docente a superar suas dificuldades de maneira positiva e cooperativa;
III. Criativa: Estimular a iniciativa do docente a buscar novos caminhos, criar e inovar recursos.

O NOP fica à disposição dos Coordenadores de Cursos e docentes para auxiliá-los.

Das políticas de atendimento discente

Programa de Acompanhamento Psicopedagógico

Durante o processo de ensino e aprendizagem, observam-se problemas de ordem diversa apresentados pelos alunos, a exemplo da dificuldade de adequação ao ritmo da vida universitária, geradores de conflito de âmbito emocional, social, político e comprometedores do desempenho acadêmico.

O Programa de Acompanhamento Psicopedagógico do NOP objetiva mediar processos de orientação e acompanhamento aos alunos que não estejam apresentando rendimento acadêmico satisfatório relacionado à aprendizagem, ao convívio universitário, às escolhas vocacionais, entre outras, favorecendo equilíbrio emocional e minimização das dificuldades apresentadas no processo de aprendizagem e relacionadas à vida universitária.

Clínica de Atendimento Psicopedagógico

A Clínica de Atendimento Psicopedagógico das Faculdades Campos Salles tem por finalidade prestar um serviço, gratuito, aos alunos que necessitarem em virtude das demandas específicas de cada docente.

O mundo atual apresenta infinitas vicissitudes as quais podem dificultar o rendimento acadêmico bem como sua interação no dia a dia, tanto internamente à Faculdade quanto nos outros espaços de convivência do mesmo, como trabalho, família etc.

Dessa maneira, acreditamos que um aluno, que se realize de forma plena, tem seu rendimento mais eficiente não apenas na faculdade, mas também na vida com um todo. Fundamental é pensar esse aluno em sua integralidade, desenvolvendo suas potencialidades e, assim, podendo contribuir com a sociedade como um todo.

Nesse sentido, as Faculdades Integradas Campos Salles, em conformidade com sua missão, coloca mais essa possibilidade de auxílio ao aluno que sentir a necessidade de melhorias em seu rendimento escolar, bem como a tentativa de compreensão das motivações que fizeram com que houvesse essa diminuição de rendimento.

Funcionamento
Após a realização da inscrição prévia (preenchimento de ficha específica), o aluno é encaminhado a um psicopedagogo para dar início aos atendimentos (quantos forem necessários) em horários compatíveis com os atendentes disponíveis naquele horário. A duração é de aproximadamente 60 min, cada sessão. Os atendimentos têm a supervisão de um professor doutor.

Informações:
Prof. Dr. Dirceu Scali Jr
Atendimento realizado mediante agendamento
Prédio Semeador – Sala 33
nop@cs.edu.br