Pós-graduação

SOBRE O CURSO
PÓS-GRADUAÇÃO Lato sensu

Categoria: Especialização
Modalidade: Presencial
Regime: Semestral
Carga-Horária: 365 horas

Horários:
Quartas e Sextas-feiras – das 19h às 22h30

Duração do curso:
Mínima: 3 semestres Máxima: 6 semestres

Campus:
Campus Lapa
Campus Paulista

Coordenador:
Prof. Carlos Antonio José Oliviero

Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico

Justificativa

Após diversos anos de crescimento, as vendas do varejo restrito brasileiro, que exclui veículos, materiais de construção e combustíveis, acumulou queda de quase 4%, em 2015, de acordo com estimativas divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

ec_1

Este cenário de crise político-econômica gerou oportunidades para que o comércio eletrônico se tornasse um dos principais aliados dos brasileiros para aquisição de produtos, uma vez que os consumidores já compreendem claramente que a Internet permite uma rápida e eficiente comparação de preços e, consequentemente, uma compra com melhor custo-benefício, na maioria das vezes.

O crescente aumento das vendas do varejo online no Brasil, potencializado pela popularização dos marketplaces e plataformas de e-commerce, permitiu o surgimento de centenas de novas empresas no setor, gerando, porém, uma competição cada vez maior entre lojas, exigindo mais profissionalismo e excelência operacional para oferecer uma boa experiência aos usuários, tanto no ato da compra quanto no pós-venda.

De acordo com o índice NPS (Net Promoter Score), o ano de 2015 registrou as melhores taxas de satisfação dos e-consumidores no Brasil, desde que a E-bit/Buscapé começou a utilizar esta metodologia, em 2010, o que comprova o amadurecimento do segmento no País.

Essas melhorias nos serviços dos sites de comércio eletrônico colaboraram para aumentar a confiança dos consumidores. Com isso, mesmo em um cenário desfavorável, foi registrado um faturamento de R$ 41,3 bilhões, em 2015, o que representa um crescimento nominal de 15,3%, se comparado a 2014. Os principais fatores que influenciaram este crescimento do volume financeiro estão destacados abaixo.

ec_2

OUTROS PONTOS DE DESTAQUE NO ANO DE 2015 FORAM

ec_3
Fonte: WEBSHOPPERS – 33ª EDIÇÃO 2016 (eBit / Buscapé Company)

Concepção do Curso

A pós-graduação (lato sensu) em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico das Faculdades Integradas “Campos Salles” é um curso com enfoque na formação de profissionais com perfis multidisciplinares nas áreas de negócios, logística, estoques, sistemas de informação, marketing e finanças, com uma mentalidade dinâmica e inovadora da gestão dos negócios, proporcionando novos modelos de comércio e diversificando canais de vendas. O curso está estruturado de modo a permitir que o egresso tenha além do domínio das técnicas aplicáveis ao exercício da profissão, o entendimento de um mundo multifacetado, instável e mutável onde a capacidade de articular conhecimentos, habilidades, atitudes e valores são formas necessárias para enfrentar os desafios profissionais em empresas de diversos portes nas áreas administrativas, comercial, publicitária, marketing, operações e TI, que desenvolvam alguma forma de comércio eletrônico, seja ele B2B, B2C, C2C ou B2G.

Mercado de trabalho

Segundo a WebShoppers, uma iniciativa da E-bit, cujo objetivo é difundir informações relevantes para o entendimento do comércio eletrônico no Brasil, o comércio eletrônico obteve um crescimento vertiginoso nos últimos 10 anos.

Somente no primeiro semestre de 2014, o segmento faturou R$ 16,06 bilhões superando o mesmo período em 2013 (quando registrou R$ 12,74 bilhões), um crescimento nominal de 26%, mesmo com uma inflação elevada (próximo do teto da meta) e com um baixo crescimento econômico. O número de pedidos neste período foi de 48,17 milhões, sendo 36% maior em relação ao primeiro semestre de 2013.

Para atender a essa demanda de mercado, o curso conta com um rol de disciplinas que reúnem a fundamentação necessária para o desenvolvimento, implantação, gestão, divulgação e atendimento.

Público alvo

Profissionais graduados nas áreas relacionadas em Tecnologia da Informação, Administração, Logística, Marketing e demais profissionais empreendedores do meio digital.

Definição do Perfil Profissional

O perfil para os egressos da pós-graduação em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico deverá ser de um profissional capaz de reunir um conjunto de conhecimentos que o torne apto a entender o comportamento do consumidor de modo a consolidar vendas de produtos ou serviços por intermédio do e-commerce e/ou m-commerce, com capacidade de reconhecer oportunidades e ameaças, bem como de elaborar estratégias para o atingimento das metas e objetivos das empresas para qual presta serviços. Criatividade, espírito empreendedor e habilidade para enfrentar ambientes competitivos devem nortear a formação do profissional em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico.

Competências a serem desenvolvidas

  • Capacidade de prestação de serviços de qualidade aliados às novas necessidades e exigências do mercado de trabalho;
  • Capacidade de reunir conhecimentos e flexibilidade para fazer frente às exigências do mercado de trabalho;
  • Capacidade de planejamento a partir de uma visão estratégica das oportunidades e ameaças de um mercado competitivo e instável;
  • Capacidade de atuar de forma criativa e empreendedora e com clara percepção da complexidade social que compõe o ambiente urbano e um mundo global;
  • Capacidade de orientar, recomendar e vistoriar processos mercadológicos bem como do gerenciamento de informações;
  • Capacidade para elaboração de briefings, levantamento de orçamentos com fornecedores e planejamento de ações de marketing digital como SEO, e-mail marketing e anúncios em comparadores de preços.

Corpo docente

Doutores, mestres e especialistas com larga experiência acadêmica e profissional. Conheça um pouco mais sobre alguns profissionais que compõem o corpo docente do curso em Gestão Estratégica de Comércio Eletrônico.

Rodrigo Parron: Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista, especialista em Marketing de Serviços pela Fundação Armando Alvares Penteado FAAP. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Paulista UNIP. Doutorando em Comunicação pela Universidade Paulista UNIP. Professor dos cursos de Pós-Graduação em Marketing, Marketing de Serviços, Gestão de Vendas e Negociação e Comunicação em Mídias Sociais da FAAP – São Paulo SP. Professor do curso de Pós-Graduação de Propaganda e Marketing na Gestão de Marcas na UFRN, Natal RN. Professor dos cursos MBA em Gestão de Negócios em Varejo na FIA – São Paulo SP.

Patrizia Parenti: Especialista em Empreendedorismo, Inovação & Empreendedorismo pela FGV, Especialista em Psicologia Social pelo IPR, Graduada em Administradora de Empresas pelo Mackenzie. É juíza em diversos campeonatos de inovação (I2P, Multicoop, Inova, Intel, etc). Atuou em empresas renomadas como: Microsoft (International Windows Program Manager), IBM (Database Marketing), Citibank (Credit Scoring). Atualmente dirige a MakeSys, uma fábrica de softwares focada no desenvolvimento de e-commerce, tendo como principais clientes: C&C, Leroy Merlin, Pão de Açúcar, Microsoft, Cielo, Telefônica, entre outros. É. Professora nos cursos de Pós-Graduação em Gestão Web e Games – produção e programação do Centro Universitário SENAC SP.

Claudinei Senger: Mestre em Direito Internacional pela Universidade Católica de Santos. Graduado em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas. Atuante diretamente nas áreas comercial, fiscal e tributária, com ênfase no direito internacional, de forma a apoiar a gestão financeira e administrativa de empresas em processo de expansão ou recuperação, estruturação e proteção de investimentos internacionais de curto, médio e longo prazo. Possui ampla experiência na área de Tecnologia da Informação, em especial, nas áreas de e-business, e-learning, reestruturação tecnológica física e metodológica voltada a organização empresarial (operacional, fiscal e tributária). Atualmente é Diretor Geral das Faculdades Integradas Campos Salles. Co-editor da Revista Acadêmica Augusto Guzzo – ISSN 1518-9597. É Professor nas Faculdades Integradas Campos Salles lecionando as disciplinas de Comércio Exterior e Relações Internacionais, Finanças Internacionais, Marketing Internacional, Fusões e Incorporações, Direito Eletrônico, Direito Tributário e Direito Internacional.

Luciano Schmitz Simões: Doutor em Sociologia pela PUC-SP, Mestre em Human Resources and Employment pelo International Institute of Social Studies (Haia, Holanda), pela Universidade Erasmus de Roterdam (reconhecido pela PUC-SP). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora. É Professor da Escola Superior de Administração e Gestão Strong – ESAGS/FGV, onde também desenvolve projetos de iniciação científica em parceria com o International Institute of Social Studies (Haia, Holanda) e Professor das Faculdades Integradas “Campos Salles”. Tem experiência na área de Ciências Sociais Aplicada, com ênfase em Sociologia do Trabalho, assessorando tomadas de decisões de gestores públicos e privados no desenvolvimento de programas que envolvem geração de emprego, trabalho e renda.

Roberto Cezar Datrino: Mestre em Administração pela UniSant’Anna, MBA de Gestão de Negócios em Logística pela Universidade Anhanguera, Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela FISO. Graduado em Economia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, graduado em Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de logística no cursos de graduação das faculdades Integradas Campos Salles e Anhanguera e professor de Logística Empresarial na pós-graduação do Centro Universitário Senac.

Heloisa Helena Ribeiro de Castro: Mestre em Comunicação ECA-USP, especialista em Comunicação Social concentração em Marketing pela ESPM. Graduada em Comunicação Social concentração em Marketing pela ESPM, doutoranda em Comunicação pela Universidade Paulista. Professora e consultora da Universidade Paulista. Atuou em empresas de grande porte como Pão de Açúcar, Empresa Brasileira de Cosméticos e em agências de publicidade como Norton, Salles Interamericana e Cash Comunicações nos departamentos de mídia, atendimento e planejamento estratégico.

Coordenador do Curso

Carlos A J Oliviero: Especialista em Gestão Web pelo Centro Universitário SENAC. Graduado em Web Design e programação pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atua, desde 1979, na área de Tecnologia de Informação (TI), em ensino, desenvolvimento de softwares e consultoria. Já prestou serviços para empresas como: Akzo Nobel, Biblioteca Nelson Nery Jr., Camargo Dias, Fotóptica, General Motors, Itaipu Binacional, LCTE Editora, Mappin, McDonald’s, Pacheco Imóveis, Sharp, Usiminas, entre outras. É Professor nos cursos de Sistemas de Informação, Administração e Gestão Comercial das Faculdades Integradas “Campos Salles” e professor Sistemas Virtuais na pós-graduação do Centro Universitário Senac. É autor de mais de 40 livros técnicos publicados pela Editora Érica-Saraiva (4 em e-commerce) e 2 livros pela Editorial Hispano Americana S.A da Argentina.

Matriz Curricular

Clique aqui para mais informações